quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Night Owls

Gente, eu sou uma dona de Blog relapsa... Vcs obviamente perceberam isto já que o último post foi feito há um ano mais ou menos... Não quer dizer que abandonei o Blog de vez, ou que nunca mais escreverei. Mas minha vida, por consequência minhas atividades mentais, ficou estagnada neste último ano por motivos com os quais não tenho intenção de entediá-los.

Tentei liberar todos os comentários, os bons (em grande maioria ainda bem uhu!) e os críticos, que sempre falei, são bem vindos desde que sejam respeitosos e não imbecis (como diz minha mãe: o blog é meu, o conceito de imbecil é meu, e tenho dito...).

Gostaria de agradecer imensamente a leitura de todos, dos que gostaram e dos que não gostaram, e principalmente dos que postaram comentários, e claro os que começaram a seguir o Blog, mesmo que desde Agosto do ano passado não tenha havido nada diferente para seguir, ainda sim. Sei que estou em falta enorme com estes, e no dia que minha cabeça estiver funcionando propriamente procurarei responder todas as perguntas, dúvidas, pedidos, críticas, sugestões e etc... E agradecer novamente os elogios recebidos pelo Blog, meu ego agradece, sério, há alguém que não curta ser valorizada? Valeu, de coração! E repetir que, pow, quem tiver interesse de procurar e interagir com pessoas que se interessam pelo tema das altas habilidade, sejam eles(as) próprios superdotados, ou sejam parentes e amigos de superdotados, olhem nos comments, troquem ideias no blog ou fora dele, olhem a lista de seguidores. Como eu sempre deixei claro desde o início, não tenho formação alguma na área de psicologia, neurologia, educação, etc... Sou 'leiga' no assunto. Sou só uma pessoa que possui altas habilidades e sentiu um vácuo de comunicação para estas pessoas em particular. Tudo que já falei aqui foi a partir de experiências pessoais, ou traduções de artigos acadêmicos (QUE NÃO SÃO DE MINHA AUTORIA).

Estava, e ainda está rolando um bloqueio da minha parte, não só em relação a este blog. Mas em tudo na minha vida. Sinto como este último ano tenha sido um rascunho de muito mal gosto. Mas gostaria de tentar voltar a escrever aqui, ainda é uma das poucas coisas que me fazem sentir bem. Saber que existem pessoas similares, com relativamente os mesmos sentimentos e problemas, dúvidas, questionamentos existenciais.

Este post é sobre o texto de Satoshi Kanazawa e Kaja Perina: "Why night owls are more intelligent", cujo original pode ser encontrado em: http://personal.lse.ac.uk/KANAZAWA/pdfs/PAID2009.pdf . O texto basicamente se refere ao por quê as pessoas com ritmo circadiano diferente, que tendem a trocar o dia pela noite, são mais inteligentes.

Primeiramente vou traduzir o abstract: " A origem dos valores e preferências é um problema teórico não resolvido nas ciências sociais e comportamentais. A 'Savanna–IQ Interaction Hypothesis' sugere que os indivíduos mais inteligentes são mais propensos a adquirir e sustentar valores e preferências evolucionariamente novos, do que indivíduos menos inteligentes, mas a inteligência geral não possui efeito na aquisição e sustentação de valores e preferências evoluvionariamente familiares. Indivíduos podem muitas vezes escolher seus valores e preferências mesmo a despeito de predisposição genética.
Um exemplo de tais escolhas em relação às restrições genéticas é o ritmo circadiano. Pesquisas sobre etnografias de sociedades tradicionais sugerem que atividades noturnas eram provavelmente raras no ambiente ancestral, portanto, a 'Hipótese' predizeria que indivíduos mais inteligentes possuem maior propensão a serem noturnos do que indivíduos menos inteligentes. A análise do 'Estudo Longitudinal Nacional da Saúde Adolescente (Add Health) confirma a predição."
 
Eu sempre tive problemas com atividades matutinas. A imensa maioria das pessoas que conheço me acha extremamente preguiçosa porque depois dos 8 anos de idade, sempre acordei depois de 11h. Mas é porque essas pessoas assumem que eu durmo no mesmo horário que elas: entre 22h e 24h, o que não é verdade. Acho que o mais cedo que já consegui dormir depois desta idade, por um período prolongado de tempo, era 1h da manhã, mas o meu normal mesmo é dormir entre 3h e 4h da manhã. Estudei no período da manhã (que começava às 7h) até os 13 anos, e sempre chegava atrasada, com sono, ou faltava às aulas, isso quando não acordava, trocava de roupa, ia para esquina de cima da minha casa e esperava até dar 7e30h, que era o horário que minha mãe saia para trabalhar, e voltava para casa para dormir. desnecessário dizer que quase sempre ficava a um fio de tomar bomba por causa de faltas (que não necessariamente eram só pelo motivo do sono, como muitas pessoas superdotadas por aí sabem...). 

Tive que trocar para um colégio que possuía o ensino médio na parte da tarde, e até hoje, na faculdade, estudo no período vespertino. Meu ritmo circadiano sempre foi, no mínimo, diferente. Teve um período, quando estudei a noite, durante um ano, que eu dormia às 7h e levantava às 17h. Quando minha 'cefaléia em salvas' voltou ano passado, meu ritmo se alterou novamente, aí eu passava (e ainda passo) dias sem dormir. E não digo aquela situação de deitar na cama e ficar rolando sem conseguir dormir. Eu nem passo perto da minha cama, tem vezes nas quais ela fica arrumada do mesmo jeito por 3, 4 dias direto. Tem semanas nas quais eu fico de segunda a tarde até sexta de manhã acordada, aí na sexta eu vou dormir e fico direto até o sábado. Minha mãe quase fica doida, me fazendo prometer: - "Hoje você vai dormir né?". Óbvio que não adianta prometer uma coisa que não tem como fazer. Eu vou dormir na hora que vier o sono suficiente para dormir...

O pior é explicar isso para pessoas 'normais', que como eu disse, acham até hoje que eu sou preguiçosa, que é só colocar um alarme, e "tentar mesmo", que eu consigo alterar o ritmo circadiano. Nem com um médico, neurologista, renomado, e com uns 200 anos, falando, minha mãe consegue aceitar. Ele tentou explicar para ela que tem gente que é assim, que tem um ritmo circadiano 'muito doido'. Ele citou o caso de uma jornalista americana que passa duas semanas acordada, e depois dorme três dias direto. É bizarro para os 'normais'? É, mas existe, e não é cafeína de manhã e chá de camomila à noite que vai alterar algo que tive minha vida inteira. E não sou mais ou menos preguiçosa que ninguém. Quando durmo às 3h ou 4h e acordo 11h ou 12h, estou dormindo as mesmas 8h que todo mundo, mas em um horário diferente. Quando passo 3 dias acordada e depois durmo 24h direto, estou dormindo as 8h por dia que deveria ter dormido nos últimos três dias, mas de forma condensada...

A introdução do texto de Kanazawa e Perina (2009) questiona de onde surgem os valores e as preferências humanas. A partir daí elas citam duas correntes. A primeira, da psicologia evolucionária sugere que nosso cérebro foi feito e adaptado para o ambiente primordial ("aproximadamente da Savana Africana durante a era do Pleistoceno").....

Então galera, depois continuo...

4 comentários:

  1. Ultimamente tenho me sentido sem perspectivas ou motivacao necessaria para alavancar certos projetos...
    Olho ao redor e nao considero valida a socializacao, como se ninguem pudesse acrescentar nada a minha existencia.
    Fase de ostracismo, recolhimento e busca pelo conhecimento de forma incessante e extremamente solitaria.
    O que sera isso? Estranho e assustador.
    Fobia social ou depressao existencial? Espero ter maturidade para superar esta fase um tanto quanto limitante.
    Meu msn e jocibrand30@hotmail.com, se algum outro angustiado precisar trocar figurinhas com esta ansiosa, sozinha e infinitamente curiosa internauta...

    ResponderExcluir
  2. Prazer em conhecê-la, Flávia.
    Gostaria de relatar meu caso:
    Sempre achei que meu filho tinha habilidades excepcionais comparadas às das crianças de sua idade. Hesitei de procurar a confirmação até agora (ele está com 7 vai fazer 8 em dezembro), mas sempre soube como "cuidar" dele. Era como se eu o entendesse e percebesse suas necessidades especiais por ser, digamos "diferente".
    Para minha surpresa, ao ser confirmada a sua SUPERDOTAÇÃO e começar a pesquisar sobre o assunto, percebi que todo meu desajuste que eu procurava resposta a anos, tem um nome: EU TAMBÉM SOU SUPERDOTADA!
    Ficou muito claro a razão pela qual soube educar meu filho fazendo uma ponte quase "perfeita" entre ele e os normais. Intuitivamente sabia o que ele bom ou não para ele mesmo as outras pessoas questionando meus métodos. Queria protege-lo da sensação de não ser de lugar nenhum por não ter apoio nem identificação com ninguém próximo.
    Está sendo meio assustador, pois isso tudo está acontecendo não tem uma semana, mas posso lhes dizer que já me sinto aliviada e com uma sensação de novas perspectivas pela frente.
    Obrigada pelo seu blog, tem me ajudado muito.
    É bom saber que não estou sozinha.
    Um abraço
    Ana Brito
    anabrito.ogb@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Há um grupo no facebook chamado Atitudes, Políticas e Altas Habilidades / Superdotação http://www.facebook.com/groups/212777802191738/

    Bora lá ajudar?

    ;)

    ResponderExcluir
  4. Olá.
    A maior parte das pessoas superdotadas possuem um ritmo circadiano diferente ou isso é relativo?

    Att

    ResponderExcluir