quarta-feira, 18 de junho de 2014

ALTAS HABILIDADES NÃO SÃO ALGEMAS, SÃO FARÓIS. (Post de ANTÔNIO ÁTHYLLAS) ISTO É UM POST! E um post muito show!

  Não, não acordei extremamente egocêntrica hoje (não mais que o normal, mas enfim....). Este é o 1º post (e espero que o 1º de vários) de alguém que lê o blog e a primeira pessoa a levar para frente aquilo que sempre desejei que este espaço se tornasse: não meu diário particular ou um simples "Reader's Digest" com estudos, reportagens, traduções e informações sobre SD/AH, mas, além isto sim, um espaço de troca de experiências, opiniões, informações, textos, etc., um fórum por assim dizer.

  E fico extremamente feliz de que o primeiro exemplar desta leva (e espero que seja uma leva! Por favor, não desapontem a criança aqui... 'I'm looking at you whoever's reading right now!') é um texto excelentemente escrito, muito relevante e que, pessoalmente, fez meu dia. O Antônio (btw, off topic aqui rapidinho, desculpe-me, mas Antônio, seu nome tem o '^'? Se não tiver, malz ae, p o meu não tem acento mas todos colocam, e eu meio que já desisti...) ok, de volta ao assunto, bem, ele escreveu várias coisas ue sinto e penso mas nunca consegui me expressar suficiente bem, muito menos da forma exímia que ele o fez. E juro que não estou puxando saco nem nada pelo fato de ser o primeiro post de nosso leitor, é que realmente achei show. Mas tirem suas próprias conclusões, comentem, e inspirem-se, as vezes até façam seu próprio post e ele será publicado.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                         Cumprimentos a todos,
Sou Antonio Áthyllas, supostamente um adulto com altas habilidades.
A intenção com este post, e agradeço a Flávia permitir esse espaço, é abordar as Altas Habilidades pelo que se observa, de uma maneira geral quanto a forma com que é tratada essa questão, como também ver essa condição de Altas Habilidades como uma verdadeira riqueza.
À medida que passa o tempo, na vida de uma pessoa com altas habilidades desassistida revelam – se as fortes incongruências entre o que essa pessoa é e o mundo em que ela vive.
O resultado? Pessoas solitárias, não solitárias mas mal compreendidas, sem espaço valorativo, atrasos acadêmicos, negação de identidade, baixa – estima, frustração, depressão, busca até de situações perigosas pela não – ajuda.
Creio que Altas Habilidades ainda é um assunto distante do cotidiano escolar.
E aquela que era para ser pelo menos um ponto de apoio no aspecto respeito, a escola, é, por vezes, o primeiro ponto de massacre do aluno com altas habilidades: pelo insucesso escolar, fruto da não assistência, recebe esse aluno em peso notas baixas e, daí, de parentes títulos de “desleixado”, “anormal”. Ora, como poderia ser o contrário, se não lhe foi permitido mostrar seu potencial?! Esta situação é um caso – modelo. Felizes aqueles cujas famílias e a própria escola, mesmo sem pleno conhecimento de causa, se mostram compreensíveis e dispostas a ajudar.
Vemos avanços. Reportagens, blogs, encontros. Desde que sensatos, são formas valiosíssimas de dar a conhecer o assunto e o drama de quem tem que calar seus talentos. Precisamos, porém, avançar mais.
No entanto, falemos do que afinal de contas mais importa: o bem – estar das pessoas.
Isso deve ser, primeiro, uma atitude de quem tem altas habilidades. Valorizar a sua vida, a riqueza do seu talento. Em segundo lugar, a pessoa com habilidades crer que não está sozinha. Contar com quem a compreende e a respeita. 
Sou um adulto supostamente com altas habilidades. De toda maneira, sendo ou não sendo, digo que já tenho uma alegria: conhecer, por experiências pessoais, o caminho difícil da não compreensão. Já pedi muito ajuda, já tive esperas ansiosas por um email que pudesse me dar uma resposta de compreensão e apoio. Tive momentos de intensa tristeza. Os arranhões das quedas, das lutas, hoje fazem também com que eu procure ser mais forte, e, mais que esperar pelos outros, acredite em mim. 
Esta postagem é uma forma de respeito para com as pessoas com altas habilidades que, mesmo em dificuldades, têm o desejo de serem felizes.
Toda pessoa pode contribuir para o bem de outrem.
Acredite! Altas habilidades não são algemas. São faróis.

15 comentários:

  1. Sabe, sou uma dessas solitárias, sempre ignorando os fatos para estar bem e feliz, não sei se tenho altas habilidades e isso me angustia um pouco, pois a resposta positiva poderia me servir como uma justificativa aceitável para tanto estranhamento e dificuldade de encontrar pessoas com as quais eu possa ser somente eu, pois ao conversar com as pessoas do meu convívio, tenho sempre que estar simplificando minhas frases, me simplificando, sou escritora e nem sequer consigo divulgar meu trabalho para não parecer soberba, metida e para que eles não me olhem diferente.Aprendi a me esconder pois quanto mais eu me encontro com a minha natureza, mais longe eu fico da minha familia e de todos num geral, pois minha familia não sabe como responder, como reagir, desde a escola, quando algum professor me destacava, a turma silenciava, não dirigiam nenhuma palavra a mim. E eu sentia que devia me oprimir, para ser sociável, e hoje mesmo sendo professora, achei que encontraria um mar de intelectuais e que tudo ficaria bem, mas não, os professores também, na sua maioria são medíocres ao meu ver, fiquei frustrada e até com um pouco de raiva de saber que não foi dessa vez que eu me encaixei. Não sei se contribuo em alguma coisa, mas fica meu desabafo e meu sentimento de solidão e estranhamento em relação a mim, a todos e o mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ...É complicado. Mas, sinta-se feliz por ser assim. Este mundo jaz no maligno. Não vale a pena ter amizades com pessoas comuns somente para satisfazer nosso égo e de fato devemos nos filtrar de contatos com pessoas mediocres. Meu conselho: Compre um cãozinho para ser seu amigo e mande os humanos pra putha que os pariu!!! :)

      Excluir
  2. O bullyng, a incompreensão dos professores, o sentimento hostil que o sucesso provoca naqueles que o assistem, a exclusão social, a sensação de não pertencimento e, finalmente, o isolamento, sufocam o "eu" e destroem a autoestima. O superdotado - quando não identificado na escola e acompanhado por profissionais competentes -, não raras vezes, desenvolve grandes problemas emocionais. A maioria dos psicólogos se sentem temerosos em atestar a superdotação. Raros são aqueles capazes de o fazer. E, embora se saiba de pessoas capazes de superar tudo isso, as cicatrizes emocionais, as rupturas na autoestima e as lembranças dolorosas sempre estarão com o infeliz superdotado que passou desapercebido pela escola e pela família - essas, quase sempre, inseridas nas camadas mais baixas da sociedade e, por isso mesmo muitíssimo carentes de informações.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Flavia. Bem, encontrei seu blog recentemente, enquanto pesquisava AH/SD em adultos. O tema acabou me surpreendendo e o que encontrei no seu blog e em um outro chamado HiperCognitivo me abalaram.
    Sempre me senti deslocada, com esse sentimento de não me sentir em sincronia com as outras pessoas. Outra coisa que me incomoda bastante é a minha cabeça, porque eu simplesmente não consigo desligar meus pensamentos, fico pensando sobre o que é realidade, quem eu sou, qual a Verdade absoluta, qual o sentido de tudo e quando vejo já estou tão perdida em pensamentos que nem sei o que iniciou todo o questionamento. A maior parte do tempo eu fico desconectada do mundo exterior, em um diálogo infindável comigo mesma, cada linha de pensamento se decompõe em outras tantas e o raciocínio se estende. Em muitas aulas não consigo me concentrar, porque meu pensamento foge e volta pra esse ciclo. Pena que não há um botão de liga-desliga.
    Geralmente ninguém me entende quando eu começo a falar sobre esses questionamentos existenciais. No entanto, ao ler algumas matérias suas me identifiquei com muitas coisas e alguns textos do blog que citei (HiperCognitivo) pareciam ter sido extraídos da minha mente. Achei incrível a forma como ele colocou que ignorância é uma bênção, pq estava falando sobre isso alguns dias atrás e ninguém entendeu 100% meu ponto de vista. Me vi em algumas outras características, como ser questionadora, muito crítica, perfeccionista, questionar autoridades e regras, entre outras. Assim como você, vivo procrastinando. Não sei o q acontece, mas quando vou fazer algo com antecedência simplesmente não consigo me concentrar totalmente. Mas na véspera tudo muda e eu faço as coisas bem melhores. Eu sempre falo que só funciono sob pressão.
    Cheguei a cogitar a possibilidade de ter AH/SD, no entanto, acho que seria muita presunção da minha parte, pois não sou inteligente a esse ponto. Apesar de todos acharem que sou inteligente por tirar 9 e 10 em tudo, isso está mais para facilidade em fazer prova e lembrar algumas coisas do que inteligência mesmo. Além do mais, as matérias sempre foram fáceis, conteúdos que poderiam ser entendidos com dez minutos de leitura eram estendidos por aulas. Além disso, não sou criativa, pelo menos não que eu saiba.
    Queria entender um pouco mais como minha cabeça funciona, porque apesar de não ter AH, acho que meu cérebro trabalha de um jeito meio diferente. Como disse anteriormente, sempre tirei boas notas, mas não me concentrava muitos nas aulas e estudava na véspera. Durante um semestre eu cursei enfermagem e durante esse período continuei com médias altas, mas ainda com estudos em cima da hora. A diferença é que eu tinha matérias que eu gostava e a aula de bioquímica era a parte mais divertida da semana. Mas como não era o que eu queria, tranquei o curso e prestei vestibular pra medicina. A aprovação me surpreendeu pq eu não tinha feito cursinho nem estudado em casa com esse objetivo. Mais uma vez isso prova que o que eu tenho é mais uma facilidade pra fazer prova mesmo. Porém, todos os meus colegas de sala fizeram cursinho, o q me leva a pensar que meu cérebro é meio estranho.
    Enfim, desconfio que tenho algum problema mental, pq acho q ficar filosofando demais tá se tornando prejudicial. Segunda-feira eu vou procurar um psicólogo para entender isso melhor. Desculpe pelo texto gigante, mas eu precisava falar com alguém :/. Parabéns pelo blog, ele auxilia muito quem está tentando entender melhor as altas habilidades.
    Bjs
    Anna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pow preciso saber oq vc descobriu. Sou da mesma forma. Enem pela primeira vez e achei que não tirei a nota para curso bem concorridos porque nunca peguei livros para estudar. Hj descobri oq é ah é as mas a dúvida está complicando os avanços nos estudos, porque estou com sentimento de inadequação e dificuldade de aceitar pois não me acho as e ah mas tenho uma mente que não se satisfaz de criar e raciocinar sobre oq aparecer pela frente. Certas vezes na escola me indicaram para estudos complexos e com pouco tempo de estudo e acho que consegui.
      Hj está bem mais fácil graças a um amadurecimento emocional acompanhado por psicólogo e tudo mais, já a questão de está a mil pensamentos me tira das situações por saber do resultado eu acho.

      Excluir
    2. Pow preciso saber oq vc descobriu. Sou da mesma forma. Enem pela primeira vez e achei que não tirei a nota para curso bem concorridos porque nunca peguei livros para estudar. Hj descobri oq é ah é as mas a dúvida está complicando os avanços nos estudos, porque estou com sentimento de inadequação e dificuldade de aceitar pois não me acho as e ah mas tenho uma mente que não se satisfaz de criar e raciocinar sobre oq aparecer pela frente. Certas vezes na escola me indicaram para estudos complexos e com pouco tempo de estudo e acho que consegui.
      Hj está bem mais fácil graças a um amadurecimento emocional acompanhado por psicólogo e tudo mais, já a questão de está a mil pensamentos me tira das situações por saber do resultado eu acho.

      Excluir
    3. Pow preciso saber oq vc descobriu. Sou da mesma forma. Enem pela primeira vez e achei que não tirei a nota para curso bem concorridos porque nunca peguei livros para estudar. Hj descobri oq é ah é as mas a dúvida está complicando os avanços nos estudos, porque estou com sentimento de inadequação e dificuldade de aceitar pois não me acho as e ah mas tenho uma mente que não se satisfaz de criar e raciocinar sobre oq aparecer pela frente. Certas vezes na escola me indicaram para estudos complexos e com pouco tempo de estudo e acho que consegui.
      Hj está bem mais fácil graças a um amadurecimento emocional acompanhado por psicólogo e tudo mais, já a questão de está a mil pensamentos me tira das situações por saber do resultado eu acho.

      Excluir
    4. Pow preciso saber oq vc descobriu. Sou da mesma forma. Enem pela primeira vez e achei que não tirei a nota para curso bem concorridos porque nunca peguei livros para estudar. Hj descobri oq é ah é as mas a dúvida está complicando os avanços nos estudos, porque estou com sentimento de inadequação e dificuldade de aceitar pois não me acho as e ah mas tenho uma mente que não se satisfaz de criar e raciocinar sobre oq aparecer pela frente. Certas vezes na escola me indicaram para estudos complexos e com pouco tempo de estudo e acho que consegui.
      Hj está bem mais fácil graças a um amadurecimento emocional acompanhado por psicólogo e tudo mais, já a questão de está a mil pensamentos me tira das situações por saber do resultado eu acho.

      Excluir
    5. Pow preciso saber oq vc descobriu. Sou da mesma forma. Enem pela primeira vez e achei que não tirei a nota para curso bem concorridos porque nunca peguei livros para estudar. Hj descobri oq é ah é sd mas a dúvida está complicando os avanços nos estudos, porque estou com sentimento de inadequação e dificuldade de aceitar pois não me acho sd e ah mas tenho uma mente que não se satisfaz de criar e raciocinar sobre oq aparecer pela frente. Certas vezes na escola me indicaram para estudos complexos e com pouco tempo de estudo e acho que consegui alguma coisa.
      Hj está bem mais fácil graças a um amadurecimento emocional acompanhado por psicólogo e tudo mais, já a questão de está a mil pensamentos me tira das situações por que eu tenho uma memória inconsciente muito afiada. O afiada é porque trabalho com carros e significa sem falha, claro q tenho falhas mas pelo q vejo e muito precisa.

      Excluir
  4. Venho aqui as vezes pra ver se algo mudou, estou estudando programação voltada pra web, o curso acaba em dezembro, posso construir um local para nós feito para nós (entende o diferencial? kk rs) se todos concordarem fica ai a proposta. Estou passando por uma avaliação com a psicologa atualmente, os testes não acabaram porem ela me disse "sua inteligência é acima da média só de conversar com você dá pra notar, mesmo assim olhando aqui seus testes teve score que você quase fechou". Minha área forte é criatividade. Sempre quis conhecer outras pessoas com AH, porem nunca obtive êxito, mas mantive a fé até hoje ( ...e até não sei quando..), pra buscar realizar algo com elas, enfim se esse momento chegou, estou aberto a esse encontro, se alguém quiser manter contato deixe o email, skype ou gmail abaixo que irei adicionar, já passei e passo por tudo isso que foi relatado pelo Antonio e a Andressa, mas isso não é e nem será novidade alguma pra nenhum de nós, deixo um abraço a todos que quiserem buscar fazer o bem para as pessoas e o mundo, é nozes! =)

    ResponderExcluir
  5. Parabens pelo site! Muito interessante poder ouvir relatos com os quais posso me identificar tanto!! Fico feliz de ter sido identificado com AH/SD muito cedo, com 8 anos, o que me trouxe uma reflexão profunda sobre o assunto já bem cedo, além de acompanhamento psicológico e encontro com outras pessoas identificadas com AH/SD. Fico triste por ter perdido o contato, logo é muito bom ouvir novos relatos!

    ResponderExcluir
  6. Preciso entrevistar um adulto com altas habilidades para um trabalho acadêmico, podem me indicar alguém?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Paula, sou o autor do texto "Altas Habiblidades não são são algemas, são faróis", mas não tenho nenhum laudo atestando altas habilidades. Se eu pudesse lhe ajudar quanto a seu pedido

      Meu e mail: athyllas.lopes@hotmail.com

      Excluir
  7. preciso entrevistar um adulto com altas habilidades, para um trabalho acadêmico, pode me indicar alguém?

    ResponderExcluir
  8. Gente, a Paula enviou este pedido, alguém topas?
    Paula, vc pode me enviar o seu contato, e se vc quiser eu publico como acima,aí quem animar pode entrar direto em contato com vc, ou me envia e eu modero e não publico,e quem se interessar faz o mesmo e coloco vcs em contato, blz?
    Aí galera, bora ajudar a Paula! Qt mais dissertações,teses,trabalhos,entrevistas,nos tornamos menos invisíveis e talvez sofreremos menos preconceito!

    OBS Anônimo da programação, nem sei se vc ainda vem aki, mas sua ideia é show, mande seu contato p mim se vc animar!

    ResponderExcluir