sábado, 17 de abril de 2010

Problemas da superdotação - Parte 2

Seguindo com o artigo de Francis Heylighen:

http://pespmc1.vub.ac.be/papers/GiftedProblems.pdf

Asteriscos para características de altas habilidades, e # para características da teoria de Maslow.

MOTIVAÇÃO/VALORES

********** Perfeccionista, possui padrões altos para si mesmo e para outros.
# ********* Muito curioso, desejo de saber.
# ******** Muito independente, autônomo, menos motivado por recompensas e elogios.
# ******* Procura verdades absolutas, busca por padrões, significado na vida.
******* Gosta de desafios, propenso a tomada de riscos.
# ****** Indignação frente a injustiças ou brechas morais, bom senso de justiça.
# **** Variedade de interesses, sobrecarregado com tantos interesses e habilidades.
# **** Fortes convicções morais, integridade, honestidade.
# **** Alto nível de motivação.
# ** Visionário, realiza visões, senso de destino ou missão.
** Adora idéias e discussões apaixonadas.
# Sinceridade.
# Aceitação de si mesmo e de outros.

ATIVIDADE

******* Alto nível de energia.
# ****** Grau de atenção alto, sustenta concentração em tópicos de interesse, persistente.
**** Não consegue parar de pensar, trabalha até a exaustão.
# *** Necessita de períodos de contemplação, solidão.
# Espontaneidade.

RELAÇÕES SOCIAIS

# ********* Questiona regras ou autoridade, pergunta questões embaraçosas, não-conformista.
# ******* Se sente diferente, fora de compasso com outros, senso de alienação e solidão.
# ***** Compaixão.
# **** Empatia, sente junto com outros, os ajuda a entender eles mesmos.

CONTINUANDO (E ESCUTANDO ELVIS)

Heylighen selecionou algumas citações relacionadas às características dos superdotados, vou colocar somente algumas, senão vai ficar repetitivo.

Características de Gênios Criativos

"Minha preferência pelo complexo as vezes me leva a ignorar a resposta simples;
Eu gosto de refinar e aprimorar a inovação de outros (N.d.T.: Concordo com essa citação, por mais que eu reclame, na faculdade, prefiro pegar o trabalho que outros do grupo fizeram e revisar e/ou acrescentar coisas, do que começar o trabalho);
Meu sistema nervoso é facilmente excitado, eu consigo discernir as pequenas mudanças em meu ambiente (aromas, mudanças na luz, etc.) ou detectar irritantes (etiqueta de roupa incômoda, etc.);
Eu fico extremamente perturbado com desigualdade, exploração, corrupção, e sofrimento humano;
Sempre me interesso por reforma social;
Eu tenho uma forte necessidade de 'fazer a diferença';
Eu posso e ignoro minhas próprias necessidades para o bem de outros."

Aqui Heylighen coloca as características com percentagem:

"99.4% Aprendem rapidamente
99.4% Têm vocabulário extenso
99.3% Têm memória excelente (*)
99.3% Têm bom raciocínio
97.9% São curiosos
96.1% As vezes são maduros para sua idade
95.9% Têm excelente senso de humor
93.8% Têm ótimo senso de observação
93.5% Têm compaixão por outros (N.d.T.: Os outros 6.5% são psicopatas?)
93.4% Têm uma imaginação vívida
93.4% Têm um alto 'span' de atenção
92.9% Têm habilidade com números
90.3% São preocupados com justiça
89.4% Têm facilidade com quebra-cabeças e legos
88.4% Têm alto nível de energia
88.3% São perfeccionistas
85.9% São perseverantes em suas áreas de interesse
84.1% Questionam autoridade
80.3% São leitores ávidos


(*)N.d.T.: Esse negócio de memória é super útil, eu particularmente acho que tenho uma ótima memória (modéstia, pela janela), minha mãe sempre me pergunta por que eu estudo para as provas ´na última hora' (muitas vezes literalmente), a resposta é porque assim eu lembro de tudo. Sério, praticamente tudo, na ordem em que está escrito no texto, as vezes fico com medo do professor achar que é cola. Isso é útil porque como os professores (a maioria) não estão nem aí se você compreendeu o que eles ensinaram, se você consegue formar um raciocínio lógico a partir do conteúdo dado, e sim se você consegue lembrar e colocar em um pedaço de papel, é isso basicamente que eu faço, porque, né, Deus nos livre de idéias originais no sistema de ensino superior.

Heylighen coloca a classificação das altas habilidades relativas aos pontos de Q.I.

115 e acima - Brilhante
130 e acima - Superdotado
145 e acima - Altamente superdotado
160 e acima - Excepcionalmente superdotado
175 e acima - Profundamente superdotado

Um comentário:

  1. Gostei muito do seu comentário sobre a sua memória e estudar "em cima da hora". Você é assim como eu. Eu fiz muito isso na época da escola, pois realmente os professores só querem quantificar a nota e pronto. Poucos são os professores que realmente se interessam pelo aluno e seu desempenho. Dá pra contar em uma mão, apenas.
    Gostaria de manter contato com você, seria possível?

    ResponderExcluir