sábado, 6 de março de 2010

10 Concepções Erradas sobre Adultos Superdotados

Mais um texto retirado do Gifted Universe feito pela Elisa, disponível em:

http://gifteduniverse.com/category/characteristics-gifted-adult/page/8/

"Adultos superdotados são geralmente invisíveis. Uma das razões que muitos raramente aplicam o termo a si mesmos são as concepções equivocadas sobre superdotação - tanto na vida adulta quanto na infância. Muitos adultos que fazem parte da comunidade das Altas Habilidades, seja como crianças, seja como pais, relutam em admitir que eles próprios são superdotados. Adultos que foram identificados como crianças superdotadas muitas vezes não foram providos com informações sobre o que significa ser superdotado, e como resultado, eles acreditam ter perdido suas habilidades ao se tornarem adultos. Pais de crianças superdotadas muitas vezes falham em identificar sua própria superdotação (*N.d.T: Mom, Dad, this one´s for you!) devido às várias concepções equivocadas sobre o que é ser um adulto superdotado. Claro, existem vários adultos superdotados que não são afiliados ao sistema educacional de superdotados em nenhuma capacidade - adultos superdotados que se sentem em descompasso mas não sabem por quê, e no entanto, nunca se considerariam superdotados devido às concepções equivocadas sobre o que é ser um adulto superdotado.

As concepções errôneas sobre ser um adulto superdotado caem em duas categorias: 'Superstar Overachiever' (*N.d.T: sério, nem sei se existe tradução para 'overachiever', seria uma pessoa que sempre tenta conquistar tudo, fazer tudo certo, sempre tenta conseguir mais), ou deslocado incompetente. A realidade é mais sutil do que estes dois esteriótipos sugerem: alguns adultos superdotados têm dificuldades, outros conquistam coisas extraordinárias. A maioria dos adultos superdotados está em algum lugar no meio, nem conquistando de mais e nem de menos.

10 Concepções Equivocadas sobre Adultos Superdotados

TODAS as pessoas superdotadas:

- São 'Nerds'.
- São inaptas socialmente.
- Foram alunos excepconais.
- Atingiram um nível alto de educação formal.
- São 'book smart' (*N.d.T: isto quer dizer que possuem um conhecimento acadêmico elevado, ou que são enciclopédias ambulantes).
- São fisicamente desajeitadas.
- São bem-sucedidos de forma uniforme em tudo, têm habilidades proporcionalmente distribuídas.
- Possuem carreiras excepcionais.
- São aptas ao sucesso, têm mais facilidades devido à sua inteligência.
- Não conseguem ser bem-sucedidas com coisas práticas por serem 'inteligentes demais', são como professores distraídos.

Alguns adultos superdotados podem ou não se encaixar nos esteriótipos, mas nenhum dos esteriótipos explica ou define o que é ser superdotado. Se você rejeitou a idéia de ser superdotado devido às concepções equivocadas apresentadas, eu lhe encorajo a reconsiderar isto, mas dessa vez se baseando em informações e não em concepções errôneas populares."

6 comentários:

  1. Veja o meu Blog sobre Superdotação: www.blueelevens.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. muito boa a tua pesquiza pois só escuto falar em alunos superdotados.
    aluna de pedagogia . POA

    ResponderExcluir
  3. Um adulto ao descobrir a sua superdotação na própria idade adulta, pode procurar ajuda onde caso tenha inadaptações sociais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É melhor vc pesquisar em inglês. Os sites brasileiros tendem a ser superficiais e a passar informações sem pé nem cabeça, como este aqui. Giftedness é a palavra usada em inglês. Nos EUA há estudos muito sérios a respeito disso.

      Excluir
  4. Olá bom dia!!!

    sei que já faz um tempo mas, você obteve resposta para sua pergunta?

    estou buscando respostas, soluções e ajuda...

    Obrigada,
    msteixeira.2011@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Eu vivia em depressão. Desde cedo sempre vi um mundo de loucos. O que me ajudou a superar, foi o budismo.

    ResponderExcluir