quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Adultos com Altas Habilidades

Este Blog está sendo feito as 3:00 da manhã, muito na correria, mas espero que com o tempo ele fique mais ajeitado. Resolvi fazer este blog porque não achei nenhum a respeito do tema (na verdade não achei quase nada em português sobre adultos superdotados), e acho que faz falta ter um espaço que lide com este tema. A maioria dos sites em português fala sobre crianças e jovens com altas habilidades. E depois que eles crescem, o talento vai embora quando chega a carteira de motorista?

Acho que a falta de interesse geral pelo tema é que, no Brasil existe ainda um grande preconceito com quem é superdotado. Num país onde pobreza, educação e saúde são os temas cruciais, pessoas com altas habilidades nem registram como tema de preocupação. E para a maioria das pessoas ser superdotado não é realmente um problema. Verdade, só é problema se você faz parte do grupo. E mesmo quem faz parte deste grupo tem relutância em admitir à outras pessoas que o faz, por achar que está contando vantagem ou que os outros não vão entender o que isto significa (verdade na maioria das vezes). Ou as vezes o adulto superdotado nem sabe que o é, ou acha que perdeu suas habilidades e agora é uma 'pessoa normal'.

Eu não sou psicóloga, terapeuta, neurologista ou professora (nem sou formada ainda, na verdade). Mas, faço parte desse grupo de adultos, e acho que falta informação sobre o tema. Vou fazer o possível para mudar isto pelo menos neste espaçinho virtual recém-criado.

Um comentário:

  1. Que "Espacinho" gostoso, Flávia!!! Dei uma olhada rápida, até aqui, para conhecer. PARABÉNS!!! Estou buscando pais de pessoas com altas habilidades/superdotação para troca de experiências. E terei imenso prazer em trocarmos, também.
    Nos habituamos fácilmente. Aprendi a trocar os maus hábitos pelos bons.
    Um Forte Abraço

    ResponderExcluir