segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Características de Adultos com Altas Habilidades - I

Aqui a tradução de um artigo de Deirdre V. Lovecky, publicado em 1986, e disponível em:
http://www.sengifted.org/articles_adults/Lovecky_CanYouHearTheFlowersSing.shtml

É um texto relativamente grande para os padrões de um blog, então vou dividí-lo em partes. Também não traduzirei o texto inteiro, pois tem partes dele que citam exaustivamente dados da pesquisa, que não acho relevante (e honestamente, chato horrores).

Aqui faço um parêntesis sobre o uso dos termos 'superdotados' e 'adultos com altas habilidades'. Atualmente, é politicamente correto utilizar o termo 'altas habilidades' ao invés de superdotado. Como não vejo sentido algum nisto, e este blog não tem pretensão nenhuma de ser algo além de informacional, uso os termos como intercambiáveis. E as traduções feitas, provavelmente, não estão 100% corretas, devido ao fato de muitos textos serem bem técnicos, e de que faço estas traduções de madrugada, então, um desconto é bem-vindo...

"Comparativamente, tem havido pouco foco na literatura sobre as características e as necessidades sociais e emocionais de adultos superdotados. Usando dados observacionais, a autora tenta delinear alguns dos efeitos negativos e positivos dos traços presentes em adultos superdotados. Cinco traços (divergência, excitabilidade, sensibilidade, perceptividade e enteléquia *(N.d.T.: melhor tradução que eu achei para 'entelechy)) parecem produzir potenciais conflitos interpessoais e intrapessoais. A não ser que os adultos superdotados aprendam a valorizar eles mesmos e procurem ajuda, conflitos de identidade e depressão podem resultar. Ênfase em crescimento pessoal através do auto-conhecimento e aceitação podem levar à descoberta de fontes de poder pessoal. Cultivar relações através de expectativas realistas e aprender a se dividir cria um ambiente de apoio no qual adultos superdotados podem crescer e florescer.

*Aqui eu vou pular o resto da introdução e ir direto às características dos adultos superdotados.

DIVERGÊNCIA: A preferência por respostas criativas, originais e não-usuais é uma característica de pensadores divergentes. O lado positivo deste traço inclui pessoas que muitas vezes miram alto, são comprometidas com a tarefa que executam e são muito independentes. Muitos cientistas teóricos, escritores, artistas, compositores e filósofos são pensadores divergentes. Einstein, Freud e os impressionistas Franceses são exemplos de adultos superdotados bem-sucedidos ao usar sua capacidade de pensamento divergente.

No lado negativo, pensadores divergentes encontram dificuldades em situações nas quais um consenso do grupo é importante. Eles são, na maioria das vezes, dedicados as suas próprias idéias e acham difícil apoiar idéias que eles consideram tolas. As recompensas usuais podem não motivar pensadores divergentes. Na verdade, eles podem ignorar um sistema de recompensas imposto por outros e trabalhar sozinhos. Em situações sociais, pensadores divergentes podem ficar sem lugar. Regras sociais comuns, como não criticar outros publicamente, ou não discordar de um, cuja maioria considera influente, podem ser descartadas. O dilema do pensador divergente é de manter sua própria identidade frente à pressão de se conformar. Um pensador extremamente divergente é geralmente uma minoria de um. Se ninguém mais escuta as flores cantando *(N.d.T: esta é uma alegoria usada pela autora no decorrer do texto, para expressar a diferença do raciocínio dos que possuem altas habilidades.) o pensador divergente pode experienciar alienação e, eventualmente, depressão existencial.

EXCITABILIDADE: Alto nível de energia, reatividade emocional, e alta excitação do sistema nervoso caracterizam o traço da excitabilidade. Embora hiperatividade e excitabilidade possam parecer similares, elas são fundamentalmente diferentes no sentido que adultos superdotados com o traço da excitabilidade são aptos a focarem sua atenção e concentração durante longos períodos de tempo, a usar sua energia de forma produtiva em uma grande variedade de interesses, e a fazer várias coisas muito bem. Estes adultos superdotados gostam do excitamento de se arriscar e de novos desafios. Este gosto por se arriscar é diferente daquele encontrado nos que têm 'mania' e em impulsivos pois, os adultos superdotados: (a) estão cientes das consequências dos riscos corridos, (b) se arriscam na forma de desafios e não em atividades inconsequentes, (c) sabem quando parar.

O alto nível de energia destes adultos superdotados os permite produzir prodigiosamente em qualquer área que prenda seu interesse. Eles geralmente abrem portas para que outros possam refinar suas idéias inovadoras. Muitos inventores e entrepreneurs tem o traço da excitabilidade. Thomas Edison e Leonardo daVinci são exemplos de pessoas que possuiam este traço.

O traço da excitabilidade tem valor social e emocional positivo. Produtividade e a tomada de riscos criam novas idéias e inovações. Existe a energia a ser gasta em uma variedade de projetos e preocupações pessoais sem a necessidade de escolher se tal energia será gasta no trabalho ou em si mesmo. Enfim, estes adultos superdotados sabem suas emoções, agem baseado nestas emoções e não tem medo de expressá-las apropriadamente.

Do lado negativo, adultos superdotados com este traço podem ter dificuldade em se auto-regular. Tédio e a necessidade de estimulação podem produzir um hábito de atividade constante. Alguns adultos superdotados podem não conseguir terminar projetos devido a sua necessidade constante de novidades. Um ciclo de alto interesse e atividade para um novo projeto, seguido pela perda de interesse quando este projeto perde a novidade e detalhes devem ser adereçados, pode deixar outros se sentindo frustrados e nervosos. Além disso, alguns adultos superdotados podem se sentir não satisfeitos com o que foi realizado. Seu dilema é o de sempre fazer, mas se sentir pouco gratificados porque outros colhem as recompensas do desenvolvimento a longo prazo de suas idéias iniciais. Uma depressão crônica que engatilha mais atividade pode ser resultante. Estes adultos superdotados podem saber que as flores cantam mas podem nunca ter a chance de aproveitá-las."

2 comentários:

  1. Muito interessante o blog, eu sempre tive curiosidade em saber como funcionam as mentes brilhantes, se elas pensam diferente ou se apenas possuem uma "velocidade de processamento" maior. Descobri uma pagina que talvez de uma ideia sobre isso, esta
    http://www.sigmasociety.com/sigma_teste/sigma_teste_port.asp
    mas nunca fiz nenhum teste, vai que eu descubro que sou um idiota??
    caso alguem queira me mandar alguma resposta,
    angsc12345@gmail.com

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