quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Características de Adultos com Altas Habilidades - III

Última parte do texto de Deirdre V. Lovecky (pelo menos a última parte que vou traduzir), disponível em:
http://www.sengifted.org/articles_adults/Lovecky_CanYouHearTheFlowersSing.shtml

"ENTELÉQUIA *(N.d.T.:repetindo, esta foi a melhor tradução que encontrei para 'entelechy', o que não quer dizer que seja a certa. Se alguém tiver alguma sugestão, por favor, comente. Gracias.): Da palavra grega para ter um objetivo, enteléquia significa ter um tipo particular de motivação, força interior, e força vital que direcionando a vida e o crescimento para se tornar tudo o que um indivíduo possa ser. Adultos superdotados em enteléquia são altamente atrativos a outros que se sintam puxados pelo senso de abertura e proximidade. Estar próximo a alguém com estes traços dá a outros esperança e motivação para atingir sua própria auto-realização. Professores, terapeutas, médicos e reformistas sociais podem estar entre estes superdotados. Exemplos incluem Helen Keller, Carl Rogers e Eleanor Roosevelt.

Pessoas superdotadas em enteléquia trazem sentimentos profundos às relações. Através da expressão espontânea de seus sentimentos, elas encorajam os outros a fazerem o mesmo. Seu exemplo de transpor obstáculos e seu suporte e interesse contínuos encoraja outros a crescerem. Eles não somente ouvem as flores cantando, mas encorajam outros a o fazê-lo também.

Pessoas superdotadas em enteléquia são capazes de criar 'momentos de ouro' em uma amizade, aquelas horas especiais nas quais duas pessoas são o que podem ser de melhor e estão aptas a compartilhar em um nível profundo. (N. Jenckes, personal communication, 26 de Dezembro, 1984). Adultos superdotados podem encontrar fontes de rara intimidade; no entanto, eles podem encontrar um grande número de pessoas que querem contato, mas tem pouco a oferecer em retorno. Eles podem se sentir vulneráveis a e invadidos pelas demandas de outros que podem se sentir enganados pelo fato de que a promessa implícita no compartilhamento inicial pode não continuar. O dilema destes adultos superdotados é encontrar meios de nutrir eles mesmos através de outros, ao mesmo tempo evitando o gasto de recursos pessoais vitais nas necessidades de outros. O risco é a ansiedade a respeito dos pedidos de outros e o processo de evitar intimidade e relações interpessoais."


Então, é um bom texto, porém, um pouco romantizado, na minha opnião. A autora apresenta características mais abstratas encontradas ALGUMAS vezes em adultos superdotados. No entanto, é um texto útil para se perceber como se dá a caracterização psicológica de superdotados. As características citadas neste texto podem descrever pessoas superdotadas, mas podem ser encontradas, muitas vezes isoladas, em pessoas que não o são. Procurarei incluir mais tarde outros textos mais objetivos sobre o assunto.

Um comentário: